terça-feira, 28 de agosto de 2012

Estimativa deinflação medida pelo IPCA sobe pela sétima semana seguida


Brasília – A projeção de analistas do mercado financeiro para a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo(IPCA) para este ano, subiu pela sétima semana seguida, ao passar de 5,15% para5,19%. De acordo com o boletim Focus, publicação semanal do Banco Central (BC),com estimativas para os principais indicadores da economia, a projeção para2013, de 5,5%, permanece há nove semanas.
O IPCA é o índice escolhido pelo governo para acompanhar a meta de inflação. Essa meta tem como
centro 4,5% e margem de dois pontospercentuais para mais ou para menos. Ou seja, as estimativas para
o IPCA estãoacima do centro da meta, mas abaixo do limite superior de 6,5%.
A meta de inflação é um alvo doBC, que usa como um dos instrumentos para calibrar os preços e influenciar a atividade econômica as alterações na taxa básica de juros, a Selic. Atualmente essa taxa está em 8% ao ano, mas como a economia está desaquecida, os analistas esperam que o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC mantenha o processo de redução da Selic, iniciado em agosto do ano passado.
A expectativa é a redução da taxa para 7,5% ao ano, na reunião marcada para amanhã (28) e quarta-feira. Após a reunião deste mês, os analistas esperam um corte de 0,25 ponto percentual.
A pesquisa do BC também traz estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe),mantida em 4,32% este ano e em 4,71% em 2013.

A expectativa para o Índice Geral de Preços –Disponibilidade Interna (IGP-DI) subiu de 8,03% para
8,16% este ano, e passoude 5,01% para 5%, em 2013. Para o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-
-M), aprojeção passou de 7,79% para 7,85%, em 2012. Para 2013, a projeção para o índice segue em 5%.
A estimativa dos analistas para os preços administrados foi mantida em 3,5%, neste ano, e alterada de
4,38% para 4,30%, em 2013.
Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicado: Os mais de 300 demitidos da Prosegur Paraguai apresentam suas ...

O movimento sindical brasileiro perde uma mulher lutadora e guerreira; a família CSPB...

Quando o ex-presidente da CSPB, Raimundo Nonato Cruz, imprimiu novas estratégias na condução política e administrativa da Confederação, ainda no calor da Assembleia Nacional Constituinte, uma das suas decisões foi no sentido de incorporar novos quadros dirigentes.

Polícia apura conexão entre ataques a cofres eletrônicos:

A prisão em flagrante de um ladrão por volta das 23h30min de sábado, enquanto arrombava um caixa eletrônico em uma agência do Santander, na Avenida Assis Brasil, na Capital, reforçou ainda mais a certeza, entre policiais, da existência de uma conexão entre esse tipo de crimes em todo o país. É que, novamente, o criminoso surpreendido pela Brigada Militar é catarinense — como eram três dos quatro arrombadores presos em junho em Rio Pardo. E como catarinenses eram, também, os quatro ladrões presos em Vitória (ES), em março, com R$ 500 mil provenientes do arrombamento de uma agência bancária. O ladrão azarado da vez é Robson Muller, 28 anos, técnico em manutenção, de Joinville (SC). Pelo menos outro homem, que, segundo a polícia, vigiava a ação do bandido do lado de fora, conseguiu fugir em um automóvel, assim que a viatura da polícia chegou ao local, depois do acionamento do alarme da agência. Muller foi surpreendido enquanto operava uma furadeira. Ele ainda tinha outras ferramentas, como transformadores e alicates. Autuado por furto, o arrombador foi encaminhado ao Presídio Central. Na semana passada foram registrados outros dois casos relacionados a arrombamento de caixas eletrônicos do Santander no Estado. Na última quinta-feira, em Torres, Jeferson de Freitas, 29 anos, funcionário de uma fábrica de antenas parabólicas em Jaraguá do Sul (SC), foi encontrado por cinco PMs dentro de um táxi quando fugia pela BR-101, em direção a Santa Catarina.

No Rio de Janeiro Oportunidade Seg

Loading...