terça-feira, 21 de agosto de 2012

Pesquisa Nacional da CNTV e CONTRAF/CUT aponta crescimento de 50,48% de ataques a bancos


Neste primeiro semestre de 2012 aconteceram 1.261 ocorrências em todo o país, com uma média de 6,92 por dia. Este é o resultado da 3ª Pesquisa Nacional de ataques a bancos  levantada pela Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV) e Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), com apoio técnico do Dieese.
A pesquisa não retrata 100% da realidade, esses números podem ser muito maiores, uma vez que os dados são levantados de reportagens veiculadas na imprensa e boletins de ocorrência registrados pelas Secretarias de Segurança Públicas. Muitas ocorrências não são noticiadas. A situação é extremamente preocupante, pois os dados revelam que as ocorrências aumentam a cada ano, na mesma proporção que aumentam os lucros dos bancos, revelando ainda a falta de investimento em segurança por parte dos banqueiros, o que coloca em risco a vida de clientes, vigilantes e bancários com muitos casos de mortes e seqüestros.
Outro dado revelado pela pesquisa trata dos ataques a caixas eletrônicos, mostrando a facilidade de acesso aos explosivos por parte dos bandidos, o que exige do exército maior fiscalização e controle desse artefato.
A divulgação da pesquisa tem o objetivo de mostrar aos banqueiros a necessidade de apresentarem propostas mais eficazes no combate ao crime, com mais investimento na segurança bancária e pela preservação da vida.


Serve também para conscientizar a população e os clientes que pagam entre as tarifas mais caras do mundo para cobrar mais investimento em segurança bancária.

Fonte: CNTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário