sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Rádio Brasil Atual FM lançada no aniversário da CUT


Veículo, que ficará no ar 24 horas, representa consolidação de uma rede de informação popular feita por trabalhadores, para trabalhadores São Paulo – O projeto de expansão de uma rede de comunicação popular, democrática e com a participação da sociedade e dos trabalhadores teve um marco importante na noite do dia 28 de agosto, quando também foi comemorado o aniversário de 29 anos de fundação da Central Única dos Trabalhadores. A data marcou o lançamento oficial da Rádio Brasil Atual FM 24 horas no ar.
Sob a frequência 98,9 FM em São Paulo, 93,3 FM no litoral paulista e 102,7 FM no noroeste paulista, e alcance estimado em 22 milhões de pessoas, a Brasil Atual se consolida como um importante contraponto aos grandes veículos de comunicação estabelecidos.
Dar as notícias que os outros não dão é o principal objetivo do projeto. Assim explicou Paulo Salvador, diretor da Rede Brasil Atual, ao destacar que a luta pela construção de meios alternativos em contraposição aos tradicionais veículos tem por obrigação dar voz e espaço a todos na sociedade, fundamentalmente àqueles que são invisíveis para a grande imprensa. “A nossa missão é ousada e queremos construir também uma rede em parceria com as rádios comunitárias”, explicou. Do papel à prática – A execução do projeto na prática se deu quando Luiz Claudio Marcolino e José Lopez Feijóo presidiam o Sindicato dos
Bancários de São Paulo e dos Metalúrgicos do ABC, respectivamente. Assim lembrou Vagner Freitas, presidente da CUT, ao reconhecer a importância dos dois na guinada que tirou o projeto do papel para se tornar realidade.
“Essa é uma parceria antiga na construção de instrumentos alternativos para a classe trabalhadora”, reforçou.
O dirigente ressaltou que o objetivo desde sempre foi criar meios de comunicação que exercitassem o contraditório para que a notícia seja transmitida sob os vários pontos de vista dos mais variados atores sociais que compõem a sociedade.
“Quando colocamos um projeto como esse em prática é porque não queremos que a comunicação seja exclusividade de meia dúzia de famílias e empresários, assim como é hoje.”
Homenagem – O presidente da CUT prestou uma homenagem ao dirigente sindical bancário Manoel Castaño Blanco, morto há duas semanas, vítima de acidente vascular cerebral. Ele destacou a importante atuação de Manolo à frente da Secretaria de Imprensa do Sindicato, quando ajudou a consolidar a concepção de que era necessário democratizar os meios de comunicação e fortalecer os veículos próprios
como forma de disputar a hegemonia na busca por um novo modelo de sociedade, mais justa e igualitária.
Fonte: Seeb-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário