quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Chico Vigilante discute qualificação da categoria de segurança privada para a Copa


O deputado Chico Vigilante (PT), se reuniu na manhã do dia 19/10 com o secretário Extraordinário da
Copa, Cláudio Monteiro, no Estádio Nacional, juntamente com um diretor do Sindicato dos Vigilantes
no DF (Sindesv/DF), Moisés Alves da Consolação, e Geane Negreiros da Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV). Na pauta da reunião, a qualificação dos vigilantes do DF para a Copa do Mundo de
2014 e a Copa das Confederações no ano que vem.
O deputado foi buscar apoio para a qualificação profissional dos vigilantes, que já tem o curso de formação, para trabalharem dentro do estádio durante a Copa. Uma decisão da Fifa determina que a segurança dentro dos estádios durante a realização da Copa do Mundo seja feita pela segurança privada junto com a pública.
“Como a Copa é um evento grandioso, internacional, a nossa vontade é que os vigilantes que já têm o curso sejam preparados para o evento e também possam fazer uma segunda língua”, esclarece Chico Vigilante.
O secretário Cláudio Monteiro disse ao deputado que a categoria encontra no governo toda disposição e vontade no sentido de qualificar os profissionais. “Precisamos estar unidos para fazer o enfrentamento e encontrar sempre a melhor saída para esses trabalhadores”, ressaltou. O secretário agendou uma segunda reunião para a próxima semana, com a presença do secretário de Trabalho, bispo Renato Andrade dos Santos. “Para, a partir da reunião, já partir para a ação efetivamente”, disse Monteiro.
O diretor do Sindicato da categoria, Moisés da Consolação, explica que o sindicato tem pressa já que o
tempo é curto e a entidade precisará fazer a mobilização do quantitativo de vigilantes que for definido pelo
governo para fazer os cursos. Durante a próxima reunião será definido se os cursos serão presenciais ou
à distância. O deputado Chico Vigilante defendeu a necessidade de se definir um currículo com aulas presenciais que deverão ser adaptadas de acordo com a escalada de horário dos profissionais.
Geane Negreiros explicou que a CNTV já tem um projeto de qualificação de qualificação da categoria
pronto para ser apresentado. “Nós temos urgência em andar o projeto por isso viemos aqui hoje em busca
de incentivo para a realização dos cursos que visam preparar o vigilante para trabalhar dentro do estádio, inclusive com uma segunda língua, que pode ser o inglês ou o espanhol”, explica ela.
O objetivo da instituição representante da categoria no país todo é que durante um evento teste que deverá ocorrer antes da Copa, aqui no DF, sirva também de teste para medir o nível de aprendizado e aperfeiçoamento dos trabalhadores em capacitação. E ainda argumenta: “O Sindicato fará a mobilização dos vigilantes, cujo número será definido pela Secretaria Extraordinária. Não temos tempo a perder”.
Fonte: Gab. Chico Vigilante

Nenhum comentário:

Postar um comentário