sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Oportunidades na segurança para a Copa:


A princípio, muita gente pode não saber o que são stewards, mas esta palavra da língua inglesa - traduzida como mordomo - significará mais postos de trabalho nos estádios para brasileiros, aproveitando o embalo da Copa das Confederações-2013, Copa-2014 e Olimpíada Rio-2016.
Seguranças especializados no trato com multidões e figurinhas carimbadas nos gramados europeus, os stewards terão formação regulamentada no Brasil. Desta forma, a Polícia Militar não atuará no interior
dos estádios, sendo acionada apenas em casos extremos.
A Polícia Federal já avisou que vai confirmar a regulamentação da nova função e a grade curricular do curso de especialização. Tomando ações no exterior como exemplo, os stewards receberão aulas de, entre outras coisa, defesa pessoal (sem armas) e imobilização.
A Fifa informou que a Polícia Militar irá investir pelo menos R$ 9,8 milhões na formação dos vigilantes, até 2014. Está será a confirmação de um projeto que a entidade começou a desenhar em parceria com
o Comitê Organizador Local da Copa (COL), em março de 2011.
Segundo estimativa do COL, 36 mil stewards serão utilizados durante a Copa-2014. Mas, com a presença em outras áreas, este número pode chegar a 50 mil.
O Ministério da Justiça, que já preparou o planejamento de segurança para fora das arenas esportivas, acompanha a iniciativa.
Apesar da formação ficar a cargo do poder público, a contratação dos profissionais será da iniciativa privada, acionada pela Fifa.

CAPACITAÇÃO NO TIMÃO


Já de olho em formar profissionais para atuarem no estádio de Itaquera, palco da abertura da Copa-2014, o Corinthians se antecipou e conseguiu ser o primeiro clube brasileiro a receber um atestado de capacitação para a qualificação de stewards.
O aval foi conseguido graças ao auxílio de uma empresa de consultoria da Inglaterra.
Fonte: O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário