quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Blogueiros se mobilizam contra censura em Curitiba

Atos pela liberdade de expressão serão realizados em protesto contra as atitudes arbitrárias do prefeito Luciano Ducci

Escrito por: Sismuc

O atual prefeito de Curitiba Luciano Ducci entrou na justiça e conseguiu tirar do ar o Blog do Tarso. O motivo alegado foi a divulgação de enquetes que colocavam Ducci como o pior prefeito da cidade nos últimos tempos. Tarso Cabral Violin, advogado responsável pelo blog - e pessoa física -, foi multado em mais de R$100 mil pelo TREPR. O blogueiro entrou com um recurso, negado pelo tribunal regional. A decisão agora vai para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Revoltados com essa forma jurídica de censura, blogueiros de Curitiba se reuniram na segunda (3) no Sindijor para decidir quais atitudes serão tomadas em relação ao ocorrido. A vereadora Professora Josete (PT/PR), presente na reunião, confirmou que fará uma nota de apoio e solidariedade ao blogueiro censurado. “Esse tipo de atitude não é surpreendente vinda de onde veio. A política do grupo que está na prefeitura é essa: ou se pensa igual ou é visto como inimigo. Nós precisamos superar essa lógica”, define.

No encontro foi definida a realização de uma campanha contra a atitude do prefeito e a favor da liberdade de expressão. O primeiro ato, fora a mobilização na internet, será no Grito dos Excluídos, marcado para o dia 7 de setembro.

Reunião define futuro do movimento

Outra reunião dos blogueiros foi realizada na última quinta-feira (30). O assunto abordado foi o futuro do movimento. Entre os pontos de pauta estava o esclarecimento sobre datas e demais pormenores dos encontros estadual, nacional e internacional de blogueiros. O encontro nacional, com representantes de todos os estados brasileiros, deve acontecer somente em 2014 – em 2013 será a vez do encontro internacional, a ser realizado novamente em Foz do Iguaçu.

Em âmbito estadual, foi definida uma comissão responsável pela realização do 2º Paraná Blogs, encontro de blogueiros, redes sociais e cultura digital do Paraná. Outro projeto estabelecido durante a reunião foi uma série de entrevistas com os candidatos à prefeitura de Curitiba e outras cidades paranaenses. Durante a primeira semana de setembro serão desenvolvidas as perguntas e será estabelecido o contato com as campanhas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicado: Os mais de 300 demitidos da Prosegur Paraguai apresentam suas ...

O movimento sindical brasileiro perde uma mulher lutadora e guerreira; a família CSPB...

Quando o ex-presidente da CSPB, Raimundo Nonato Cruz, imprimiu novas estratégias na condução política e administrativa da Confederação, ainda no calor da Assembleia Nacional Constituinte, uma das suas decisões foi no sentido de incorporar novos quadros dirigentes.

Polícia apura conexão entre ataques a cofres eletrônicos:

A prisão em flagrante de um ladrão por volta das 23h30min de sábado, enquanto arrombava um caixa eletrônico em uma agência do Santander, na Avenida Assis Brasil, na Capital, reforçou ainda mais a certeza, entre policiais, da existência de uma conexão entre esse tipo de crimes em todo o país. É que, novamente, o criminoso surpreendido pela Brigada Militar é catarinense — como eram três dos quatro arrombadores presos em junho em Rio Pardo. E como catarinenses eram, também, os quatro ladrões presos em Vitória (ES), em março, com R$ 500 mil provenientes do arrombamento de uma agência bancária. O ladrão azarado da vez é Robson Muller, 28 anos, técnico em manutenção, de Joinville (SC). Pelo menos outro homem, que, segundo a polícia, vigiava a ação do bandido do lado de fora, conseguiu fugir em um automóvel, assim que a viatura da polícia chegou ao local, depois do acionamento do alarme da agência. Muller foi surpreendido enquanto operava uma furadeira. Ele ainda tinha outras ferramentas, como transformadores e alicates. Autuado por furto, o arrombador foi encaminhado ao Presídio Central. Na semana passada foram registrados outros dois casos relacionados a arrombamento de caixas eletrônicos do Santander no Estado. Na última quinta-feira, em Torres, Jeferson de Freitas, 29 anos, funcionário de uma fábrica de antenas parabólicas em Jaraguá do Sul (SC), foi encontrado por cinco PMs dentro de um táxi quando fugia pela BR-101, em direção a Santa Catarina.

No Rio de Janeiro Oportunidade Seg

Loading...