quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Blogueiros se mobilizam contra censura em Curitiba

Atos pela liberdade de expressão serão realizados em protesto contra as atitudes arbitrárias do prefeito Luciano Ducci

Escrito por: Sismuc

O atual prefeito de Curitiba Luciano Ducci entrou na justiça e conseguiu tirar do ar o Blog do Tarso. O motivo alegado foi a divulgação de enquetes que colocavam Ducci como o pior prefeito da cidade nos últimos tempos. Tarso Cabral Violin, advogado responsável pelo blog - e pessoa física -, foi multado em mais de R$100 mil pelo TREPR. O blogueiro entrou com um recurso, negado pelo tribunal regional. A decisão agora vai para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Revoltados com essa forma jurídica de censura, blogueiros de Curitiba se reuniram na segunda (3) no Sindijor para decidir quais atitudes serão tomadas em relação ao ocorrido. A vereadora Professora Josete (PT/PR), presente na reunião, confirmou que fará uma nota de apoio e solidariedade ao blogueiro censurado. “Esse tipo de atitude não é surpreendente vinda de onde veio. A política do grupo que está na prefeitura é essa: ou se pensa igual ou é visto como inimigo. Nós precisamos superar essa lógica”, define.

No encontro foi definida a realização de uma campanha contra a atitude do prefeito e a favor da liberdade de expressão. O primeiro ato, fora a mobilização na internet, será no Grito dos Excluídos, marcado para o dia 7 de setembro.

Reunião define futuro do movimento

Outra reunião dos blogueiros foi realizada na última quinta-feira (30). O assunto abordado foi o futuro do movimento. Entre os pontos de pauta estava o esclarecimento sobre datas e demais pormenores dos encontros estadual, nacional e internacional de blogueiros. O encontro nacional, com representantes de todos os estados brasileiros, deve acontecer somente em 2014 – em 2013 será a vez do encontro internacional, a ser realizado novamente em Foz do Iguaçu.

Em âmbito estadual, foi definida uma comissão responsável pela realização do 2º Paraná Blogs, encontro de blogueiros, redes sociais e cultura digital do Paraná. Outro projeto estabelecido durante a reunião foi uma série de entrevistas com os candidatos à prefeitura de Curitiba e outras cidades paranaenses. Durante a primeira semana de setembro serão desenvolvidas as perguntas e será estabelecido o contato com as campanhas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário